sábado, 29 de agosto de 2009



Passe

O passe, no Voleibol, é considerado em duas situações: na recepção da primeira bola, em manchete ou toque por cima; e na preparação do ataque, com o levantamento da bola.
Para receber a bola, o jogador precisa se posicionar de forma correta, que lhe permita deslocamentos rápidos. É o que se chama posição de expectativa, ou seja, a preparação do passe.
O jogador fica com as pernas semiflexionadas - abertas na largura aproximada dos ombros - e com os braços semiflexionados à frente do tronco. Normalmente, no jogo de Voleibol, o esportista se mantém nessa posição em duas ocasiões.
A primeira é o momento em que a bola está com o time adversário. Nesse instante, ele precisa observar atentamente a direção da bola para saber se deverá intervir ou não. Esse posicionamento favorece a rápida aplicação da manchete.
Na outra ocasião, a direção tomada pela bola já está definida, isto é, a equipe adversária já formou o lance de ataque. Dessa forma, o jogador já está em posição defensiva e passa a se preocupar com uma possível bola rebatida. É importante observar que os outros companheiros, que não defenderam a bola, precisam manter uma posição de auxílio ap receptor da bola, pois dali pode surgir a formação de uma nova jogada ofensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário